Atenção especial deve ser dada à composição, que neste programa pode ser de diferentes tamanhos e características.

Uma peculiaridade do After Effects é a possibilidade de se trabalhar com composições dos mais diferentes tamanhos e características. “Composição” é o local onde o produto criado no After Effects é exibido, ou seja: o monitor de exibição e, consequentemente, o local onde trabalhamos.

Em programas de edição como o Adobe Premiere, este monitor tem um tamanho fixo, pré-definido pela tela da TV (720 x 480). No After é possível criar uma tela – uma “composição” – de qualquer tamanho, desde que, posteriormente, ela seja adequada ao modo de exibição ou ao local onde será exibida.

Após a abertura do projeto, o próximo passo é criar a composição, onde o vídeo será produzido. Há várias maneiras de se fazer a composição. Uma delas é através do Menu “COMPOSITION / NEW COMPOSITION”.

Neste modo de criação, é preciso configurar todos os parâmetros, como tamanho de tela, aspect ratio e duração da composição. Existem, também, vários presets que podem ser utilizados, de acordo com o que se deseja criar:

Neste exemplo foi utilizado o preset NTSC DV, que cria uma composição especificamente para o sistema NTSC, com todas as suas características, como o tamanho de tela apropriado, o número de frames por segundo e até mesmo a proporção da tela:

Outra maneira de criar uma composição é a partir da própria imagem que será utilizada. Dessa forma, todas as características da imagem serão transmitidas diretamente para a composição. Para criar a composição desta maneira, basta arrastar a imagem em questão, que poderia ser uma foto, um desenho ou um vídeo, para o ícone localizado na base da Janela “Project” (“Create a New Composition”).

Em “COMPOSITION / COMPOSITION SETTINGS” (primeira imagem abaixo), podemos conferir as características nas quais a composição será criada (segunda imagem abaixo).

Note que o tamanho da composição é exatamente o tamanho da foto 3888 x 2592:

Criada a composição, já é possível iniciar os trabalhos. Mas, antes que ele termine, é preciso decidir como o produto será exibido, já que este tamanho de tela não e compatível com a exibição. Uma opção é fazer o que chamamos de “aninhamento de composições”, ou seja: a colocação de uma composição dentro de outra composição, mais adequada às necessidades.

Vamos criar, então, uma composição específica para a exibição através de um disco de DVD. Esta precisa ter as características da tela da TV. Utilizaremos o preset NTSC DV, que possui todas as características que atendem às exigências do formato:

Agora, arrastaremos a composição com a foto para dentro da nova composição. Note que, como os tamanhos são muito diferentes, a imagem fica bem maior que área de exibição da tela:

Isto pode ser facilmente corrigido com a alteração do parâmetro “Scale” da composição:

Pronto! Tudo se encaixa de acordo com o objetivo da criação. Até a próxima!