Uma forma de aprender melhor a fotografar em vídeo é prestar atenção em programas e outros materiais feitos por profissionais. Embora não seja uma regra geral, aprende-se muito com a simples observação atenta desses trabalhos. Seriados, filmes, novelas, programas de entrevistas, etc... são excelentes fontes de aprendizado técnico.

Neste caso, evidentemente o tempo frente à TV / cinema está sendo dedicado ao aprendizado, não ao "consumo" propriamente dito do que está sendo exibido. Assim, não importa se é um anúncio, um vídeo institucional ou qualquer outro material, ainda que desinteressante sob o ponto de vista de um expectador comum. Mesmo programas mal feitos, com poucos recursos e pouca técnica podem servir de aprendizado: ao observar-se isto, podemos exercitar nossa mente à procura de soluções criativas, pensando como faríamos melhor se tivéssemos à disposição aqueles exatos recursos.

Porque fazer melhor nem sempre é sinônimo de possuir mais recursos e equipamentos, verbas e contratos: nossa história televisiva está repleta de exemplos onde haviam os recursos, porém faltou a criatividade e o talento para a inovação, sem perder o rumo proposto. No outro extremo, dos materiais considerados bem feitos, é possível aprender uma infinidade de coisas apenas como observador, muitas vezes até tentando "adivinhar" como determinada cena foi montada.

Que tipo de microfone está sendo utilizado, como foi efetuado tal movimento de câmera, como foi montado tal efeito.. E observar também o que é e o que não é usado, e como é usado. Por exemplo o uso excessivo do zoom, considerado amadorístico, quase não é encontrado em filmes. Ver um filme e reparar que passam-se vários e vários minutos até aparecer um movimento de zoom é aprender como fazer de modo diferente do que pensamos. Claro que, por outro lado, não existem regras fixas: dependendo da linguagem proposta para o trabalho, o uso excessivo de um recurso pode-se transformar de defeito em qualidade. O que é importante ressaltar é o desenvolvimento do instinto da observação: observar é aprender. Observar, analisar, criticar, colocar-se no lugar de quem fez daquela maneira, pensar como faríamos... seria da mesma forma? seria diferente? Não importa, ao chegar a este ponto o aprendizado já está feito. Precisamos aprender a pensar. E, para isso, a observação é um grande auxiliar nessa tarefa.