Existe uma área da videoprodução que sempre sofreu com a limitação dos tempos de gravação disponibilizados pelas mídias tradicionais: a de eventos sociais. Pode-se dizer que anos atrás o sonho de consumo de um cinegrafista registrando cenas desse tipo poderia ser uma câmera que pudesse gravar continuamente durante horas, sem necessitar a troca de fitas.

Se por um lado nos outros segmentos essa troca não era significativa na maioria das vezes (a não ser por exemplo na gravação de um longo plano-sequência, onde artifícios a la Hitchcock poderiam ser utilizados e ainda mais hoje, com as facilidades da edição eletrônica), no segmento de eventos sociais muitas vezes o cinegrafista poderia estar só em um momento crítico que exigisse a troca da fita.

Claro que isso raramente ocorria devido ao planejamento prévio empregado, mas sempre era um risco presente.

Porém este cenário vem mudando com a entrada das câmeras que gravam em mídas sólidas - cartão, especialmente no formato AVCHD. Se mídias em outros formatos de maior qualidade, como o DVCPROHD não permitem tempos muito extensos em suas mídias cartão, o mesmo não acontece com o AVCHD. Embora com qualidade ligeiramente menor, devido ao alto nível de compressão empregado pelo codec derivado do MPEG4, pode ser empregado nesse tipo de aplicação sem sustos, rendendo imagens em HD com nível muito bom de qualidade visual - evidentemente dependendo do equipamento empregado, das técnicas de iluminação, etc...

Mas o ponto principal é mesmo a grande capacidade nos tempos de gravação desse formato. Algumas câmeras chegam a disponibilizar acessórios para aumentar ainda mais esse tempo: a Sony por exemplo oferece um módulo opcional de memória flash que pode ser conectado na câmera HXR-NX5U permitindo obter-se tempos máximos de 11 horas contínuas de gravação no modo FX (em 24 Mbps).

Algo impensável a pouco tempo atrás, onde a limitação além do tempo das fitas era ainda o tempo de troca das mesmas e seus eventuais problemas mecânicos.