Manuais de instrução: sua intenção é mais do que boa, na verdade fundamental; descrever com o maior nível de detalhes possível como operar os equipamentos, os cuidados a se ter e os possíveis problemas a serem encontrados e como tentar resolvê-los. Se considerarmos os manuais de aparelhos diversos, encontraremos, antigamente em maior escala, hoje um tanto menos, textos muito mal escritos e/ou com poucas informações, muitas vezes falta de informações essenciais.

Em se tratando de câmeras de vídeo, de maneira geral, com poucas exceções, os textos produzidos em países nos quais elas são fabricadas primam por excelente qualidade na comunicação. A questão é que muitos usuários não os lêem, ou por dificuldade na língua estrangeira ou mesmo por acharem que conseguirão extrair o máximo de seus equipamentos sozinhos. Atualmente o acesso ao "como fazer" é facilitado pela internet, não sendo difícil encontrar tutoriais explicando esta ou aquela forma de fazer determinado ajuste, ou ainda os diversos fóruns onde tudo é discutido.

Mas, sem dúvida, tendo-se acesso ao manual, e hoje já existem em alguns casos textos em português, seu uso é imprescindível para aprender os detalhes que às vezes podem impedir por momentos uma determinada gravação... por que a câmera não liga? ou por que está gravando nesse modo, quando quero naquele outro? ou por que o áudio não está sendo gravado?

Com a facilidade dos meios eletrônicos, é muito fácil carregar e pesquisar versões em pdf da maioria dos manuais das câmeras. A pesquisa eletrônica acabou com o demorado folhear das páginas em busca do que se quer saber. A dica que fica, assim, é tê-los sempre à mão, melhor ainda, em tablets e celulares, de forma portátil e de rápido acesso.