Mal o chamado 4K se popularizou (bastante), deixando para trás a cada dia mais e mais aplicações HD, claro, em um caminho ainda muito longo para fazer com que o HD tenha a participação que tem hoje o SD no cenário das captações de vídeo, surge no horizonte, cada vez mais próxima, a realidade do 8K.

Também conhecido como Ultra HD ou UHDTV, na verdade possui 2 subformatos dentro dele, a exemplo do HD com seus 1080i e 720p nos sistemas de transmissão de TV. São estes formatos o 4K UHD e o 8K UHD.

O 4K originou-se dentro da área de produção cinematográfica como padrão mínimo estabelecido por um grupo de grandes estúdios para garantir qualidade a suas produções, frente a grande variedade de projetores digitais que surgiam, com diferentes níveis de resolução e estavam já equipando algumas salas de exibição. Posteriormente, o 4K migrou da projeção digital para a própria captação, com câmeras capazes dessa resolução nativa na captação. Essa segunda fase hoje expande-se do segmento profissional para outros segmentos, com câmeras de menor custo e até celulares. Mas o formato ainda é destinado ao nicho de mercado que necessita essa alta taxa de resolução na fase de captura, seja para exibir imagens em grandes telas ou manipulá-la em softwares de efeitos e afins.

O 4K UHD não tem, exatamente a mesma resolução do 4K mencionado acima, aliás, referido muitas vezes como 4K DCI (dos grandes estúdios que estabeleceram o grupo Digital Cinema Iniciative). Enquanto no 4K DCI em seu melhor padrão (existem aqui também subpadrões) ela é 4096 x 2160 pixels, no 4K UHD ela é 3840 x 2160, ou seja, o quadro de imagem é um pouco mais estreito lateralmente. Existem televisores já a venda, com resolução UHD; neles, um conteúdo com resolução 4K DCI, exigiria barras pretas horizontais acima e abaixo da imagem.

Para evitar a afirmação de que ambos padrões são idênticos, alguns fabricantes de televisores tem usado o termo mencionado acima, 4K UHD ou mesmo, simplesmente e erroneamente, 4K, como destacou recentemente o fotógrafo e escritor Sebastian Anthony, em seu artigo "No, TV makers, 4K and UHD are not the same thing". Salvo algumas exceções, a maioria dos televisores anunciados como 4K são, na verdade, UHD e deveriam ser classificados como 4K UHD.

Como menciona Sebastian, a indústria poderia ter mantido a especificação de resolução vertical como vem sendo feito até hoje: 480i... 720p... 1080i... 1080p. Neste caso teríamos 2160p para o primeiro formato e 4320p para o segundo, da família UHD. No entanto, o nome "4K" ficou de tal forma marcado como sinônimo de resolução com qualidade de cinema, que mercadologicamente falando, é são mais atrativos os termos 4K UHD e 8K UHD.

E, apesar da possibilidade das barras pretas, em termos de qualidade de imagem, não é possível notar diferença entre 4K e 4K UHD. Já 4K UHD e 8K UHD é outra história, mas tudo ainda é muito novo, não existindo especificações definidas para formatação e enconding para distribuição dos formatos UHD. Seja como for, o 8K aproxima-se cada vez mais da realidade de nossos dias.


PS. O FazendoVídeo está trabalhando no seu novo visual, mais clean e mais moderno. O propósito é fazer com que a navegação e a pesquisa tornem-se muito mais rápidas, sendo feitas de forma mais objetiva e direta. E ainda colocar o FazendoVídeo em uma plataforma que permita fazer crescer seu conteúdo com muito mais agilidade do que atualmente. Seu conteúdo atual está em fase de revisão e montagem na nova plataforma.