O FazendoVídeo está sendo relançado, com visual mais clean e mais moderno - afinal, lançado em 2001, já havia sofrido uma reestilização alguns anos depois que, por sua vez, já estava defasada em relação às novas tecnologias de apresentação de conteúdo. Quando foi criado (chamava-se "Videotec", referência à proposta de ser uma base de informações técnicas sobre videoprodução) o mundo digital era bastante diferente do que é hoje. Os celulares haviam acabado de ganhar a possibilidade de, além de serem usados somente para falar e ouvir, em ligações telefônicas, também escutar música: a Sansung apresentava o Uproar, com mp3. E a Sharp lançava o J-SH04, o primeiro celular com câmera, de cerca de 0,1 Megapixels (isso mesmo) e visor colorido de 256 cores... Quando se pensa que hoje é possível fazer trabalhos profissionais de videoprodução empregando celulares, percebe-se o salto dado em tecnologia e abrangência desde aquela época.

Criado alguns anos antes das duas melhores invenções do século, celular e internet unirem-se, o FazendoVídeo acompanhou o desenvolvimento da rede de comunicação em uma época em que colocar uma nova informação no ar era como se víssemos os bytes passando lentamente pelos fios (telefônicos), com a baixa velocidade disponível nas conexões de linha discada. O acesso à rede de computadores era quase que restrito aos tradisionais microcomputadores - raras eram as pessoas que transportavam seus microcomputadores para onde iam, afinal, os laptops da época eram pesados e custavam bem mais do que as máquinas chamadas 'de mesa'.

Essas mesmas máquinas de mesa, com poucas modificações, aventuravam-se em conceitos novos de edição não linear, algo ainda sinônimo de muitos problemas e limitações quando comparado à tradicional edição linear. O mundo gravava em fitas, e no segmento semi-profissional os nomes mais falados eram VHS, S-VHS, VHS-C, S-VHS-C, já disputando espaço com formatos digitais como o DV. A grande revolução dos formatos DV, especialmente o Mini-DV, foi acompanhada pelo FazendoVídeo, incluindo novos termos técnicos e conceitos ainda desconhecidos quando bits e bytes entravam literalmente em cena, registrados nas - ainda - fitas das câmeras. Estas, por um breve período substituídas por discos ópticos, foram dando lugar aos cartões de memória sólida, algo impensável na época...

Da mesma forma não poderia ser imaginado o curso que a apresentação de conteúdo e navegação na internet tomaria, quando, após ter sido embutida nos celulares, passou a poder ser visualizada em pequenas 'placas' - os tablets - que, estes sim, podiam ser transportados com facilidade para qualquer lugar. E ainda, em seguida, podendo ser visualizada em telas maiores e melhores em novos modelos dos mesmos celulares onde haviam aparecido antes. O FazendoVídeo passa a partir de agora a integrar-se mais facllmente nesse mundo móvel, com apresentação moldada automaticamente para cada meio onde é visualizado, das pequenas telas dos celulares às telas maiores dos computadores de mesa.

A transformação visual do FazendoVídeo trará também muito mais informação - a partir de agora, com frequência novos ítens serão incluídos: termos e conceitos explicados e tópicos já existentes ampliados. Com este relançamento do site, estamos incluindo novos ítens - confira neste blog!