quando se fala em caixas estanques para mergulho de equipamento de imagem (vídeo / foto / cine), uma questão que deve vir à mente é a quantos metros de profundidade a proteção é eficiente. É comum relógios de pulso trazerem indicações do tipo 100m por exemplo, mas é importante ressaltar que, tanto nos relógios como nas caixas estanques, existem diversos tipos de medida de resistência à pressão da água. À medida em que submerge-se mais e mais metros, a pressão exercida pela água aumenta cada vez mais. Porém, uma vez submerso um objeto a determinada profundidade, se este objeto for movido debaixo d'água, sofrerá resistência da água a seu redor. É o mesmo que acontece quando colocamos a mão para fora da janela de um carro em movimento: quanto maior a velocidade do carro (e por conseguinte da mão), maior o atrito com o ar e com mais força o ar força a passagem entre os dedos. Na água, o mesmo se traduz por água "forçando" a passagem através das frestas de vedação da caixa estanque ou do relógio, no exemplo acima.

Estas duas pressões chamam-se pressão estática e pressão dinâmica. Uma soma-se à outra: assim, uma caixa estanque pode ser resistente ao mergulho até 5 metros de profundidade e esta resistência ter sido aferida através de pressão estática. Ao ser movida lateralmente sem alterar os 5 metros, haverá a soma da pressão dinâmica, que poderá fazer a água entrar dentro do estojo. O mesmo poderá ocorrer se a caixa estiver por exemplo a 2 metros de profundidade (ou menos !) e for empurrada rapidamente para frente ou para trás.

A maioria dos relógios ditos à prova d'água são aferidos para pressão estática: um equipamento os mergulha lentamente em um tubo cheio d'água até atingirem a profundidade de teste. O que significa que um nadador utilizando o mesmo relógio fará com que a água penetre em seu interior, o mesmo ocorrendo se o relógio for colocado sob o jato forte d'água de uma torneira. Assim como no caso do relógio, é preciso verificar se a pressão a que o estojo de vedação suporta é estática ou dinâmica.

Além disso existe também variação se a água é salgada ou não: a primeira é mais densa, o que significa que um determinado equipamento será mais sensível á penetração de água salgada do que doce, para a mesma pressão estática e dinâmica. Equipamentos profissionais trazem a indicação FSW ou FFW (Feet of Salt Water, pés de água salgada e Feet of Fresh Water, pés de água doce).