a primeira providência é eliminar vestígios de poeira sobre a superfície do filtro. Quando limpos através de tecidos, mesmo os apropriados para este fim, a presença de grãos de poeira pode ocasionar riscos em sua superfície. Os melhores métodos para removê-la são pincéis - existem pincéis apropriados para este fim, com uma bolsa flexível de borracha conectada em sua base que, ao ser bombada, conjuga a ação do fluxo de ar com as cerdas do pincel. Outra opção são as latas de ar comprimido, cujo efeito pode ser melhorado se utilizadas juntamente com um pincel comum. Em uma emergência, o recurso de soprar sobre o filtro, uma vez que o ar que sai dos pulmões carrega micropartículas de vapor d'água misturada a impurezas.

Uma vez removida a poeira, utilizar os kits apropriados para limpeza de lentes, comercializados em lojas de materiais fotográficos. Estes kits normalmente incluem um tecido especial - que não risca a superfície do filtro - e um líquido especial para ser gotejado no tecido - não na superfície do filtro. Evitar o uso de kits de limpeza destinados a lentes de óculos - geralmente são mais abrasivos, uma vez que a superfície desse tipo de lente geralmente não possui tratamentos especiais como a dos filtros, sendo portanto mais resistente à abrasividade.

Não utilizar produtos comuns para limpeza de vidros utilizados em residências - eles podem literalmente dissolver a camada colorida depositada na superfície do filtro. Não utilizar tecidos de roupas, panos do tipo flanela, etc... : ainda que pareçam ao tato suaves, na verdade geralmente irão riscar a superfície do filtro. Ainda em situações de emergência, conforme o tipo de sujeira que atingiu o filtro, colocá-lo sob uma torneira com água corrente - sem friccionar nada sobre o mesmo - e depois deixá-lo secando é uma opção. Neste caso, é válido retirar as gotas d'água da sua superfície após a lavagem muito delicadamente, com um tecido à base de algodão, sem utilizar pressão. Um secador de cabelo pode também ser utilizado, porém com o cuidado de não se utilizar ar muito quente, para não danificar a camada colorida depositada na superfície do filtro. Para tanto, regular o secador, se houver opção, para ar frio, ou então para temperatura morna ou ainda manter o bocal do mesmo bem distante do filtro.

Se o filtro estiver com sujeira muito perto de suas bordas, a passagem do tecido de limpeza pelo local pode ser dificultada devido à presença do anel onde o filtro é encaixado. Neste caso, pode ser necessária a remoção do mesmo. Observar que na maioria dos filtros, do lado de dentro do anel existe um outro anel de diâmetro menor ali rosqueado. É este anel menor que prende o vidro do filtro no anel maior. Para desrosqueá-lo existem ferramentas especiais, dificilmente disponíveis em locais que não as oficinas especializadas. Porém, observar que o anel interno possui duas pequenas fendas, diametralmente opostas. E é através destas fendas que o anel é girado, no sentido anti-horário para desatarrachar e horário para prender. A dica então é utilizar uma tesoura de pontas finas: encaixar as pontas da tesoura nestas fendas e girar o anel - com o cuidado de não riscar o vidro do filtro.

Adicionalmente, mais três dicas: lavar bem as mãos antes de iniciar a limpeza, com detergente, para evitar depósito de gordura na superfície do vidro durante sua manipulação; vestir durante o processo luvas de tecido - este tipo de luva (encontrada em lojas de acessórios para fotógrafos profissionais) são utilizadas normalmente em fotografia para manipulação de negativos e não utilizar demasiada força no processo de limpeza, para não danificar a camada colorida depositada sobre o filtro.