Para fazer a transposição de filmes de 8mm (e também super-8 ou single-8) existem basicamente dois caminhos: o profissional e o que se pode fazer em casa. O primeiro consiste em levar os filmes a um laboratório especializado neste tipo de serviço - existem vários que efetuam este trabalho. Quanto ao segundo, embora o resultado não tenha a mesma qualidade que a do primeiro, pode ser feito em casa com poucos recursos. A primeira dica é sobre o posicionamento da câmera e do projetor. Eles devem ficar lado a lado, ou seja, a câmera quase encostada ao lado do projetor. Isso para evitar distorções no enquadramento da imagem por parte da câmera.

Não se deve afastar muito o projetor da tela (ou parede), para que a sua imagem fique mais luminosa e a câmera não tenha que ativar sua característica gain-up automática, o que deixaria a imagem granulada. Normalmente as câmeras amplificam artificialmente o sinal gerado, quando este é fraco (ou seja, gravação com pouca luz). Muitas vezes não se percebe isso pelo visor, que mostra uma imagem luminosa e aparentemente sem problemas, mas o problema vai aparecer no momento em que se assistir à gravação na TV. O ideal é trabalhar com gain = 0, se possível. Se a câmera utilizada não mostrar esse tipo de ajuste, não se preocupe, apenas lembre-se de deixar a imagem com luminosidade suficiente, o que se consegue com uma pequena distância do projetor à tela.

Caso utilize uma parede, evidentemente a mesma deve ser branca e estar bem limpa. O local deve ser escurecido para evitar a interferência de luzes estranhas à imagem. Mas não é necessário fazer isso radicalmente: um abajour colocado próximo ajuda a mexer nos controles do projetor e câmera.

Controles da câmera: o ideal é deixar tudo no modo manual e ir ajustando à medida em que forem sendo feitos alguns testes. O controle automático de exposição por exemplo, vai tentar clarear as cenas escuras e escurecer as claras, o que pode alterar o modo como originalmente o filme foi captado. Se não se quiser isso, é só mantê-lo no modo manual. É possível inclusive pode fazer alguns ajustes finos, abrindo / fechando ligeiramente a íris (abertura). Foco: também no manual, embora não haja grandes problemas com o automático. Outra dica é parar a imagem do projetor em um quadro onde exista algo com bastante contraste (uma grade, detalhes de um carro, roupa de uma pessoa, etc...) para focalizar a câmera com maior facilidade. O foco automático tenta a todo instante melhorar a focalização, o que introduz pequenas alterações inconvenientes na imagem.

Enquadramento: o zoom deve ser fechado ligeiramente até enquadrar toda a imagem no visor da câmera. Alguma coisa das imagens na tela será perdida, pois o formato de quadro do vídeo é diferente do do cinema, mas o principal vai estar sendo registrado. De certa forma, em menor escala, é o que acontece no cinema com o chamado panscan, onde de algumas versões de filmes para serem exibidas na TV ou vídeo extrai-se um retângulo na proporção 4:3, sempre menor portanto em largura do que o fotograma original do filme (perdendo-se algumas vezes elementos e características importantes da imagem).

Deve-se ter cuidado com a vibração do projetor, deixando-o próximo da câmera mas não encostado fisicamente na mesma. E também um mesmo suporte (mesa por exemplo) não é o ideal (as vibrações poderiam ser transmitidas). O projetor deve ser colocado por exemplo na borda de uma mesa e a câmera sobre um tripé, ao lado dela. Outra dica é utilizar o controle remoto da câmera para ligá-la, desligá-la e pausá-la, também para evitar vibrações.

Antes de começar a gravar, o White Balance deve ser ajustado para luz do dia, ou então ser feito um batimento manual do branco com a tela (parede).

Existe uma abordagem completamente diferente, mas a dificuldade e os problemas envolvidos, para se tentar fazer em casa são maiores: trata-se de projetar a imagem sobre uma placa translúcida e colocar a câmera logo atrás da mesma - eixos ópticos alinhados. A imagem ficará invertida, mas um processo de edição por exemplo corrigirá o problema. E existem também alguns dispositivos comercializados que fazem este papel.

O próximo passo é o som. Se o filme for mudo, não há com o que se preocupar. Ou, quase. Deve-se lembrar de que durante a gravação o microfone da câmera estará ligado, e portanto captando o ruído do projetor. A solução: conectar, na entrada de microfone externo da câmera, um plug do mesmo tipo que o utilizado por microfones externos (como os existentes em fones de ouvido de discmans). Mas... somente o plug, sem fio algum. O plug em questão é vendido em lojas de eletrônica. Ou então, se houver um cabo com esse plug que não esteja mais sendo utilizado (com certeza...) , seu fio deve ser cortado e com cuidado suas pontas isoladas. Pronto, ao encaixar o plug na câmera, o microfone dela é desligado. Como não entra som algum pelo plug ' mudo ', está tudo OK.

Se o filme for sonoro.... bom, o projetor vai emitir este som através de um altofalante. Antes de mais nada, se existir no projetor uma saída do tipo AUX ou do tipo EAR, para fones de ouvido, essa saída deve ser conectada à entrada de áudio da câmera. É possível conectar na entrada de microfone da câmera desde que se coloque no trajeto um atenuador de sinal (dispositivo também vendido em lojas de eletrônica). Isso porque o sinal que sai do projetor é do tipo line level e o que a câmera espera, mike level. Em outras palavras, tem voltagem muito maior do que a que a câmera espera ali: não vai ' queimar ' o circuito da câmera, mas o som vai ficar bastante distorcido.

Outra opção é usar os conectores RCA de entrada que algumas câmeras possuem. Neste caso, monte um cabo ' Y ' separando o plug mini estéreo em dois conectores RCA, um para cada canal. Bom, mas e se o projetor não tiver nada disso? Neste caso a solução é usar a própria casa.... deve ser montado um cabo de extensão para o altofalante do projetor, de modo que se possa levá-lo por exemplo a outra sala ou quarto. Passar o fio por baixo da porta, fechando-a a seguir. Para a câmera, consiguir um longo cabo de microfone. Nesse quarto isolado, colocar o microfone próximo do alto-falante do projetor. E na câmera, liguar o microfone na entrada externa de microfone. Está assim resolvido o problema do som...