(acessório conhecido no meio profissional como TelePrompter®, marca registrada de uma das empresas fabricantes do mesmo). É possível improvisar (e até manter em uso definitivo) um vídeo prompter, basicamente utilizando um microcomputador, um espelho e um pedaço de vidro recoberto com película escurecedora de vidros (conhecida através do nome comercial Insulfilm®).

Sobre uma pequena mesa, coloca-se o monitor do computador - a CPU pode situar-se abaixo da mesma, possivelmente em uma prateleira por exemplo. É possível utilizar-se um Notebook, neste caso com a tela aberta em ângulo de 90 graus. O espelho é recortado em tamanho ligeiramente maior do que a superfície da tela do monitor e instalado de forma que sua parte inferior fique quase encostada na base da tela do mesmo. Sua parte superior fica afastada do topo do monitor com a face espelhada voltada para a superfície da tela. Montado desta forma, o espelho fica inclinado 45 graus em relação à superfície da mesa e reflete a imagem do monitor enviando-a para cima (como se alguém no teto fosse observá-la).

A seguir, instala-se o vidro recoberto com a película escurecedora. A graduação da intensidade de escurecimento não deve ser muito alta nem muito baixa e o vidro é recortado no mesmo tamanho que o do espelho. Este vidro é instalado acima do espelho, paralelo ao mesmo e com a mesma inclinação de 45 graus em relação à superfície da mesa, de forma que sua base coincida com o término do topo do espelho.

Para manter as duas peças de vidro em sua posição e para melhorar a visibilidade da imagem, constrói-se uma caixa para envolvê-las, pintada (ou recoberta) de preto por dentro. Na verdade esta caixa somente envolve as peças lateralmente: ela é vazada na frente e atrás. Na parte traseira, aproxima-se a câmera do conjunto, com a objetiva próxima à parte central do vidro superior. Pode-se melhorar ainda mais a visibilidade construindo-se uma tampa traseira com um orifício para encaixe da objetiva.

De um lado, a câmera estará vendo a imagem que passa através do vidro e do outro, o locutor estará enxergando a imagem exibida na tela do monitor do micro, projeta através do espelho e do vidro. A imagem ficará invertida após ser refletida no primeiro espelho, mas tornará a ficar direita ao ser refletida pelo vidro superior espelhado.

A partir deste ponto, basta efetuar alguns ajustes e tomar alguns cuidados. Entre estes:

a) o conjunto não deve estar muito próximo do locutor, sob o risco do movimento de seus olhos lendo o texto ser percebido. Para tanto, colocar o video prompter, por tentativa e erro, a uma distância onde este movimento não seja percebido. Basta ajustar o tamanho do fonte no micro.

b) o vidro com Insulfilm® escurecerá um pouco a imagem, fazendo com que seja necessário o aumento da abertura do diafragma (manual ou automático).

c) será necessário ajustar o balanço do branco (bater o branco) se a coloração da película utilizada não for neutra (cinza). Neste caso, focalizar um cartão branco através do sistema, na posição do locutor e efetuar o ajuste do branco na câmera.

d) o tipo de fonte utilizado no texto deve conter letras maiúsculas e minúsculas, para maior facilidade de leitura (ao invés do texto todo em maiúsculo), e deve ser um fonte de fácil leitura.

e) a formatação dos parágrafos não deve ser muito curta (tipo "uma palavra por linha") para não dificultar a sua leitura, nem muito longa (tipo "linhas compridas"), para não denunciar a leitura através do movimento dos olhos.

f) a formatação dos parágrafos não deve ser justificada (alinhada à esquerda e à direita ao mesmo tempo), para maior facilidade de leitura.

g) para melhorar a imagem para o locutor, regule o brilho do monitor - usualmente para maior - e aumente o contraste, também para maior.

h) no micro, monte a imagem analogamente aos textos deste site, ou seja, com letras claras e fundo escuro.

Este tipo de vídeo prompter é do tipo periscópio, porque assemelha-se a este aparelho, utilizado em submarinos, onde o mesmo princípio da dupla reflexão é utilizado. Um outro tipo, mais simples, dispensa o espelho inferior. Neste caso, o monitor é colocado virado para cima. Embora dispense o espelho inferior, este sistema é mais dispendicioso, pois é necessário providenciar suporte para manter o monitor nessa posição. Além disso, o software deve providenciar para que a imagem apareça invertida na tela, para que a mesma seja desinvertida no espelho acima do monitor, o que é mais difícil de se obter. Uma outra desvantagem é que se for desejado o acompanhamento do que está sendo mostrado (através de um segundo monitor por exemplo), a imagem estará invertida. Finalmente, o tipo mais básico de todos: dispensar os dois espelhos e colocar a câmera ao lado do micro. A principal desvantagem aqui é que um pouco mais ou um pouco menos, sempre o olhar do locutor desviado para a lateral será percebido.