vídeo componentes; neste tipo de sinal as informações da imagem são separadas em 3 partes: luminância (a parte que controla o brilho - quantidade de luminosidade - na imagem) , cromitância-1 e cromitância-2 (partes que controlam as informações de cor na imagem). Esses 3 componentes referem-se ao sistema de codificação de cor YUV.

Formatos de vídeo profissionais analógicos gravam o sinal componentes YUV diretamente nas fitas magnéticas, como por exemplo Betacam SP. Formatos digitais o digitalizam e a seguir o comprimem, como por exemplo DV.

Este tipo de sinal, por manter as informações de cor separadas, possui uma melhor definição de cores do que a de outros sinais, como o Y/C, o composto e o rf (nessa ordem, ordenados da maior para a menor qualidade).

Um outro exemplo de utilização é o DVD-Video: material gravado nesses discos (filmes, shows, etc...) costumam ser codificados em MPEG2 a partir do sinal video componentes - ao contrário do sinal composto, empregado na gravação de fitas no formato VHS. É por este motivo que players de DVD mais elaborados podem apresentar saídas RCA do tipo YPbPr.