técnica para aumentar artificialmente a captura de detalhes em câmeras com 3 CCDs sem aumentar a quantidade de pixels nos mesmos. Utilizada pela Canon, baseia-se no fato da diferente percepção do olho humano às cores básicas. O olho possui em seu interior receptores sensíveis à cores (chamados cones) e outros sensíveis à luminosidade (chamados bastonetes). Os sensíveis a cores são de 3 tipos: os sensíveis ao vermelho, os sensíveis ao verde e os sensíveis ao azul (as 3 cores básicas RGB a partir das quais é possível obter-se todas as outras cores). No entanto, entre estes 3 tipos de cones, o que percebe a cor verde é mais sensível do que os outros dois tipos: a cor verde é vista com mais clareza e facilidade do que as cores vermelha e azul. De uma forma geral, em média para uma imagem qualquer decomposta nas 3 cores, 60% dos detalhes serão percebidos na parte verde, 20% na vermelha e os outros 20% na azul.

Aproveitando-se deste fato, o CCD correspondente à cor verde é deslocado fisicamente na direção horizontal 1/2 pixel em relação ao alinhamento dos demais CCDs. Com isto, aumenta-se o sampleamento da imagem através da combinação dos sinais provenientes dos 3 CCDs. O deslocamento físico do chip sensível ao verde não acarreta problemas na percepção desta cor pelo olho humano, porque o olho é muito mais sensível à luminosidade do que à cor (por issso mesmo a resolução de cor no sinal de vídeo não necessita ser tão grande quanto à de luminosidade). Assim, uma câmera utilizando esta técnica pode obter por exemplo resolução horizontal equivalente a um CCD de 410.000 pixels utilizando CCDs de 270.000 pixels (aumento de cerca de 60%). O desenho abaixo mostra como o detalhamento da imagem (figura da direita) é aumentado:

O nome horizontal pixel shift provém do fato de se captar um dos sinais deslocado 1/2 pixel horizontalmente. A maior sensibilidade do olho humano à cor verde também é aproveitada em outra técnica para captar imagens com maior qualidade, denominada vertical pixel shift (Frame Movie).

A técnica exige tecnologia de precisão acurada na montagem do bloco óptico para permitir o deslocamento de 1/2 pixel no CCD verde em relação aos demais.