(FireWire 800) especificação proposta pelo 1394 Trade Association (organização mundial dedicada a pesquisar melhorias para o padrão IEEE-1394) em 2002 para aumentar a capacidade da conexão FireWire (IEEE-1394a) tradicional. O volume de dados máximo possível de ser transportado aumentou de 400 Mbps - (Mega = 1 milhão), 400 milhões de bits por segundo, para 3 níveis, o primeiro com 800Mbps, o segundo com 1,6Gbps (Giga = 1 bilhão) e o terceiro com 3,2Gbps.

O comprimento máximo do cabo FireWire nesta especificação passou a ser de 100 metros (cabo de fibra óptica plástica) ou mais (cabo de fibra óptica de vidro), extensões muito maiores quando comparadas aos 4,5 metros do cabo Fire Wire tradicional de fio de cobre ou os 5 metros do cabo USB 2.0 sem reforço de sinal (o comprimento máximo depende também do volume de dados transportado por segundo, quanto menor, maior a extensão possível para o cabo).

Seus conectores utilizam 9 pinos (ao invés dos 4 ou 6 utilizados nos conectores do protocolo FireWire tradicional). E assim como ocorre no FireWire tradicional, também aqui existem conversores de plugs, de 9 pinos para 6 ou para 4 pinos. Assim, uma câmera digital de vídeo, que normalmente possui encaixe para plugs de 4 pinos, pode com um cabo conversor 4-9 pinos ser conectada a um periférico de computador que trabalhe com FireWire 800. Dos 9 pinos utilizados, 2 são utilizados para transporte de energia, da mesma forma que ocorre na versão 6 pinos do protocolo tradicional, servindo para acionar determinados periféricos de computadores, como câmeras utilizadas em vídeoconferência e HDs portáteis. Um outro exemplo de uso desta tecnologia (dados & energia no mesmo cabo) são tocadores de mp3 que conectam-se ao computador recebendo músicas e carga para suas baterias através de um único cabo FireWire.

O protocolo IEEE-1394b é totalmente compatível com o protocolo IEEE-1394 proposto originariamente em 1995 e com sua implementação IEEE-1394a. Sua utilização inicial restringe-se a equipamentos de informática e algumas aplicações como redes em estúdios de vídeo por exemplo.