de uma lente: quanto maior o diâmetro de uma lente, mais raios de luz emitidos por um determinado ponto luminoso serão captados pela mesma e portanto mais raios de luz irão formar a imagem do ponto no anteparo em uma câmera escura e mais luminoso será este ponto. Diz-se que a lente é mais luminosa, ou seja, forma imagem mais luminosa dos pontos.

Além do diâmetro, existe outra característica de uma lente que interfere em sua luminosidade: é a convergência da mesma; quanto mais convergente for a lente, mais próxima a imagem se formará dela, mais próximos os pontos que formam a imagem estarão uns dos outros. Assim, uma maior quantidade de pontos na mesma área se traduz em maior luminosidade. Diz-se que a lente é mais luminosa, ou seja, forma imagem mais luminosa dos pontos. Quanto mais convergente for a lente, menor será a distância focal da mesma. Distância focal e diâmetro da lente são os dois ítens utilizados para definir a abertura da mesma.

Finalmente, também o material com que a lente é confeccionada também influi na sua luminosidade: os vidros empregados possuem vários graus de transparência, conforme sua qualidade e seu processo de confecção.