(Disk Jockey mixer) mixer que possui semelhanças com o mixer ativo mike / line, porém com alguns tipos de controles a menos e outros geralmente não existentes no mixer ativo mike/line. Recebe esse nome por ser utilizado basicamente por DJs na mixagem de sons pré-gravados com um microfone captando sua voz. Um dos controles típicos do mixer DJ é o Cross-fade. Através deste controle, geralmente na forma deslizante horizontal, o som de um canal pode ser gradativamente abaixado ao mesmo tempo que o som de outro canal vai sendo aumentado na mesma proporção. A utilização mais comum do Cross-fade é na troca de músicas feita pelo DJ.

Devido ainda às características do meio onde o mixer ativo DJ é utilizado normalmente (clubes e danceterias por exemplo), suas entradas de som do tipo line level são sempre do tipo estéreo (geralmente do tipo RCA ao invés do tipo 1/8 pol mini-plug / estéreo como no mixer ativo mike/line). Por este motivo, ao contrário do mixer ativo mike/line, onde para cada canal (esquerdo / direito) de uma entrada line level existe um controle independente de volume (Fader), no mixer ativo DJ este controle é único para os dois canais (semelhante ao que existe em um amplificador de som comum). Além disso, embora possa existir vários canais de entrada para som estéreo, apenas 2 deles são combinados por vez ao serem direcionados para o controle Cross-fade.

Uma outra característica dos mixers ativos DJ, menos comum nos mixers ativos mike/line, é a presença dos Cue circuits. Trata-se basicamente de uma saída para fone de ouvido, com um botão de volume e uma chave seletora de canais ao lado. Através desta chave seletora o DJ escolhe determinado canal para ouvir seu som, mesmo que o controle Fader do mesmo esteja ajustado totalmente em seu volume mínimo (ou seja, não esteja indo para a saída do mixer). Com isso ele pode monitorar determinada fonte (um player de vinil por exemplo) para posicionar a próxima música a ser tocada. Em relação à quantidade total de canais, mixers deste tipo possuem geralmente poucos canais: somente um para microfone e 2 ou 3 para sinais do tipo line level. Mesmo assim, podem ser úteis em trabalhos simples de videoprodução, onde normalmente utiliza-se um canal de voz e um de música.

Ainda outra característica praticamente exclusiva dos mixers ativos DJ, é o ducking circuit, que diminui automaticamente o volume do canal de música quando o DJ fala ao microfone e que pode ser aproveitada em videoprodução para narrações com fundo musical (voice-over). Além disso podem ainda estar presentes efeitos sonoros pré-gravados (acionados através de botões próprios), além de efeitos do tipo eco por exemplo, para o microfone do DJ. Como estes mixers são fabricados para uso em ambientes com som alto, em alguns modelos poderá haver certo nível de ruído de fundo e a qualidade geral do som obtido não ser tão boa como a do mixer mike/line.