medida em linhas. Se a câmera estiver apontada para uma cerca, quanto mais estacas verticais próximas umas das outras a cerca possuir, mais estacas aparecerão na tela do monitor de vídeo / aparelho de TV. No entanto, aumentando a quantidade de estacas, cada vez ficará mais difícil distinguí-las umas das outras - isto depende da capacidade maior ou menor do equipamento mostrar individualmente finos traços verticais na imagem. A resolução horizontal mede o número máximo de 'estacas' , ou seja, de traços verticais que é possível distinguir em uma dada imagem. Em outras palavras, quanto maior a capacidade de um dado sistema de imagem de representar linhas verticais distintas, maior será sua resolução horizontal (e portanto melhor a qualidade da imagem) .

A resolução horizontal depende também do formato de vídeo utilizado. Diferentes formatos de vídeo oferecem resoluções máximas horizontais distintas (ex.: VHS - 240 linhas, SVHS - 400 linhas, etc...) ocorrendo o mesmo com diferentes equipamentos dentro de um mesmo formato (câmeras profissionais variam de 500 a 700 linhas no formato SVHS p.ex.). A resolução horizontal de imagens transmitidas por estações de TV é de cerca de 330 linhas. Embora uma fita VHS comum seja capaz de exibir somente 240 linhas e a programação da TV somente 330, imagens capturadas com câmeras com maior número de linhas (700 por exemplo) apresentam resultado final em 240 / 330 linhas muito melhor do que as capturadas com câmeras com menor resolução, isto porque no processo de edição (sucessivas cópias para montagem final) há também sucessivas perdas na qualidade da imagem (degradação de imagem). Assim, iniciando-se com um original melhor o resultado final também será melhor.

A avaliação (contagem) do número de linhas horizontais mostradas pode ser obtida apontando-se a câmera para uma figura especial denominada chart de resolução.

A resolução horizontal é um tipo de resolução aplicado à imagens digitais correspondente à etapa de armazenamento das informações captadas pela câmera.