(Signal-To-Noise Ratio ou SNR) indicação do quanto de 'ruído' (som abafado, impuro) um determinado sinal sonoro possui, expressa em decibéis (dB). Esta indicação é calculada através do valor da voltagem máxima atingida pelo sinal dividido pelo valor residual da voltagem que permanece quando o sinal é removido - ou seja, a quantidade de ruído no mesmo.

A escala dB é uma escala logaritmica; em termos práticos diz-se que o valor de S/N dobra a cada 3dB de diferença entre o valor da voltagem do sinal e o valor da voltagem do ruído. Assim, se o valor da voltagem do ruído for, em um dado sistema, igual a 0dB e a do sinal for 3dB, a intensidade do sinal será 2x maior do que a do ruído. No mesmo exemplo, se o sinal for 6dB, ele será 4x mais intenso que o ruído. E assim por diante: 9dB, 8x mais intenso, 12dB, 16x mais intenso, etc...

A indicação do valor de S/N é exibida (significando a mesma coisa) tanto na forma "-dB" (sinal negativo na frente) como na forma "dB"

Os valores de s/n medidos por exemplo para as trilhas sonoras longitudinais do formato VHS (que são trilhas do tipo mono e de baixa-fidelidade) situam-se em torno de 40dB. Em comparação, as trilhas sonoras diagonais do mesmo formato (que são trilhas do tipo estéreo e de alta-fidelidade) possuem valores típicos de s/n em torno de 90dB, semelhantes aos atingidos pelos CDs. De maneira geral, quanto maior esse valor, melhor a qualidade do som.

Este tipo de indicação é utilizado para medir e comparar a qualidade do sinal produzido pelos diversos aparelhos sonoros, como amplificadores por exemplo.