No processo de edição-não-linear é uma opção que permite fazer a captura das imagens em "lote". Na primeira parte da tarefa, escolhem-se os pontos de entrada e saída ("in" / "out") de todos os trechos do conteúdo do vídeo que se quer editar. Em outras palavras, somente os trechos que se quer levar para o computador. Faz-se isso reproduzindo o conteúdo gravado na câmera com a mesma conectada ao computador e o software de edição ativado. Neste software, deve existir uma opção denominada batch capture (ou outro nome com o mesmo significado). Ao escolhê-la, uma janela se abre para informação dos diversos pontos de entrada e saída dos trechos desejados.

A janela pode ser preenchida manualmente, digitando-se os respectivos valores de Timecode para esses pontos, ou então durante a reprodução do vídeo, aciona-se um botão específico para marcar automaticamente os pontos, fazendo com que seus valores de Timecode sejam registrados. É possível controlar opcionalmente a reprodução em câmera lenta em muitos programas, para escolher com maior precisão esses trechos. No entanto, o que se quer neste momento é fazer um corte inicial aproximado, algo como uma pré-seleção, pois os cortes mais precisos serão efetuados durante a fase de edição.

Preenchida a lista, pressiona-se um botão que inicia o processo de captura em lote (batch capture), quando os trechos marcados serão capturados um a um e o programa irá controlar automaticamente os necessários avanços e posicionamentos do conteúdo na câmera.

Quando não existe necessidade dessa pré-seleção, pode-se fazer a captura de todo o conteúdo gravado na câmera sem utilizar este processo.