o nome condensador provém do tipo de elemento utizado no microfone. Microfones deste tipo são os que oferecem a mais alta fidelidade entre os tipos disponíveis. Este tipo de microfone necessita no entanto de energia elétrica para funcionar. Assim, microfones do tipo condensador funcionam com pilhas, baterias ou recebendo energia através do próprio fio, fornecida por exemplo pela câmera. Este último tipo de alimentação é denominado phantom power (energia fantasma), por que trafega através do mesmo fio que liga o microfone à câmera transmitindo o sinal sonoro. Nem todos os microfones deste tipo funcionam com todos os tipos de alimentação, alguns do segmento profissional por ex. funcionam somente com alimentação do tipo phantom power.

O diafragma utilizado neste tipo de microfone é bem mais fino e delicado do que o utilizado no tipo dinâmico, o que se traduz em aumento de sensibilidade. Por outro lado, isto também torna o microfone menos robusto e resistente ao manuseio do que o tipo dinâmico.

Existem dois tipos de elementos condensadores: um deles, encontrado nos microfones mais sofisticados, é constituído de duas placas de metal muito próximas uma da outra, uma rígida e outra flexível, fazendo o papel de diafragma; a energia fornecida pela fonte externa mantém as placas energizadas. Quando as ondas sonoras atingem a placa flexível, fazem com que a mesma vibre, alterando deste modo sua distância em relação à placa rígida (mais perto / mais distante): esta variação na distância entre as placas cria uma variação na voltagem, traduzindo-se no sinal elétrico que representa o som.

O outro tipo, encontrado nos microfones tipo condensador menos elaborados, é o eletreto-condensador. Neste tipo as placas são permanentemente energizadas; porém o sinal elétrico gerado é muito fraco, necessitando assim de uma amplificação: este pré-amplificador está embutido dentro do próprio microfone e, como todo circuito eletrônico, necessita de energia para funcionar, assim, este tipo de elemento condensador também utiliza energia fornecida por pilhas, baterias ou phantom power.

A quase totalidade dos microfones embutidos nas câmeras de vídeo é do tipo eletreto-condensador, pela melhor qualidade que este tipo de microfone propicia em relação ao microfone dinâmico e pela facilidade de obter alimentação elétrica (da própria câmera).