método de iluminação de um cenário que privilegia luz nos pontos centrais, deixando o restante envolto em sombras ou áreas menos iluminadas. O contraste é mantido, mas, ao contrário do tipo de iluminação High-key , a forma Low-key possui mais tonalidades escuras do que claras. Assim, pode ser definido como um esquema de iluminação com muitas sombras, de diferentes intensidades. De maneira geral este tipo de iluminação é empregado quando o tema requer certa dramaticidade. Para concentrar a luz nas áreas mais importantes deve-se usar refletores com barndoors ou Fresnéis como luz principal e suavizar ao mesmo tempo a luz de preenchimento , por exemplo utilizando telas difusoras (scrim). A luz que ilumina o restante do cenário deve ter intensidade menor e servir, no caso para destacar o fundo do primeiro plano, ou seja, mostrar uma separação entre os dois. No entanto, isso não significa que o fundo deva ser necessariamente escuro; alguns objetos podem ser destacados, como por exemplo uma mesa iluminada por uma luz que entra através de uma janela cenográfica ou a luz que provém do lado de fora de uma janela coberta por uma veneziana ou persiana.

O esquema low-key pode ser utilizado para conferir diferentes looks para a cena: um tom misterioso e de suspense pode ser obtido reduzindo-se as áreas brilhantes ao mínimo, sem no entanto deixar de permitir ao expectador a identificação dos elementos de cena e nem descuidar da correta exposição. Ou então um tom romântico, quando por exemplo o personagem principal é iluminado por uma luz que aparece na cena: a luz de uma lareira ou de um abajour, rodeado de outros elementos não tão bem iluminados. Neste esquema de iluminação as 3 luzes básicas (luz principal, luz de preenchimento e contra-luz) estão bem desequilibradas: a luz de preenchimento por exemplo tem pouca intensidade (quanto menor sua intensidade, mais dramática será a expressão do personagem). Deve-se ter cuidado no entanto em seu ajuste, porque é também esta luz que determina o horário do dia em que o personagem está, o tipo de ambiente, etc...

O termo "key" não tem a ver com a luz principal (key light) - pode-se considerar o termo como uma referência ao acionamento de uma chave que aumentaria ou diminuiria a iluminação do ambiente como um todo, embora sua execução não seja algo simplista como fazer isso, como visto acima.